Muitas pessoas têm me perguntado sobre como deixar o background (plano de fundo) animado no Twitter em nosso artigo que ensina a deixar o fundo transparente no microblog.  Se você tentar fazer upload de um gif animado e quiser colocá-lo como background não vai dar certo. É necessário fazer a conversão do arquivo, que pode se feito através do site Twigif. Vamos ao passo a passo:

  1. Background animado TwitterAcesse o Twigif;
  2. Clique em “Selecionar Arquivo” e procure por uma imagem em GIF que tenha gravada em seu computador;
  3. Clique em “Patch gif of BG” e aguarde a conversão. Não utilize imagens muito grandes. Recomendo um gif menor que 300kb.
  4. Quando aparecer a imagem clique sobre ela com botão direito do mouse e depois em “Salvar imagem como…”. Deixe-a gravada em algum lugar no seu computador;
  5. Acesse o Twitter, depois vá em “Configurações” > “Aparência” e clique em “Alterar imagem de fundo”. Clique na opção “Escolher Arquivo” e logo em seguida procure pela imagem que converteu anteriormente.
  6. Marque a opção “Repetir a imagem de fundo”;
  7. Clique em “Salvar Alterações.

Já será possível observar o background do seu Twitter animado. É permitido também criar os próprios gifs personalizados e animar seu plano de fundo.

No próprio site do Twigif existe um link chamado “41 animated backgrounds for TWI” que você pode baixar e usar no seu perfil. Nesse caso não é necessário fazer a conversão, pois eles já estão convertidos.

Obs.: Caso aparecer a mensagem de que houveram problemas técnicos não desista. É normal o Twitter “baleiar” quando vamos trocar imagens de fundo e avatar.