O primeiro carro produzido no Brasil pela fabricante chinesa JAC Motors vai chegar aos mercados em 2015. Carro Jac Motors“Demos início à nomeação da rede de fornecedores, e as peças definitivas deverão ser entregues em maio de 2014”, comentou Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil durante a apresentação do J3 2014, carro que tem fabricação chinesa. A produção nacional, no Complexo Industrial JAC Motors, localizado em Camaçari (BA), está programada ter início no terceiro semestre do ano que vem, comentou Habib.

O modelo brasileiro, desenvolvido exclusivamente para o mercado do país, foi desenhado na Itália, mas ser vendido posteriormente também no mercado europeu. A versão de entrada do carro nacional, um modelo inédito, terá motor 1.0 com três cilindros e tecnologia flex.

Jac Motors Brasil

De acordo com Habib, mais de R$ 1 bilhão já foram investidos na construção da fábrica na Bahia e no desenvolvimento do novo carro, que vai originar uma família com três modelos distintos. O Complexo Industrial JAC Motors tem capacidade de produção de 100 mil automóveis de passeio e 10 mil veículos comerciais.

Jac Brasil

JAC começa a produzir no país no ano que vem um modelo criado exclusivamente para os brasileiros

A JAC Motors espera retomar o crescimento depois de enfrentar problemas com as mudanças das regras de importação. Após uma arrancada promissora em 2011, a marca perdeu 20,8% nos emplacamentos. Montar uma fábrica no Brasil consiste justamente em retomar o crescimento. “As marcas chinesas estão crescendo em todos os mercados sul-americanos, exceto no Brasil. É um reflexo do protecionismo local, mas, com a fábrica, isso deverá mudar”, completou Habbib.