Através do site da Receita Federal já é possível tirar o CPF através da internet totalmente grátis. Para isso basta ter mais de 16 anos de idade e ter o título de eleitor. Anteriormente era necessário ir até Tirar CPF Internet grátisuma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e pagar uma taxa de R$ 5,70 para tirar o CPF. Também era possível utilizar os serviços dos Correios para este procedimento.

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, pois é através dele que conseguimos abrir crediários em lojas, resgatar prêmios em loterias, declarar o imposto de renda, assinar contratos, etc.

Apesar da facilidade em se tirar o CPF através da internet ainda será possível se inscrever através dos bancos citados acima pagando a taxa de R$ 5,70.

Como tirar o CPF de graça pela internet

Para se inscrever e ter o número do CPF é necessário acessar o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/) e clicar no menu “CPF” à direita. Depois basta clicar no link “Inscrição CPF Internet”.

Será aberto um formulário para que sejam informados diversos dados do cidadão, conforme a imagem abaixo.

CPF online

Você deverá digitar o nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, sexo, naturalidade, estado e nome da mãe. Também será necessário informar o CEP, município, estado, logradouro, número complemento, bairro, DDD, telefone e número do celular.

Revise atentamente seus dados e se estiver tudo correto clique no botão “Enviar”.

Se estiver tudo correto será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante. Anote ou imprima o código. Este será o seu número CPF e já poderá ser utilizado sempre que solicitado.

Neste caso só poderão tirar o CPF de graça pela internet maiores de 16 anos e que tenham o título de eleitor.