A Copinha, Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012 já está em sua 43ª edição, é o maior torneio de futebol júnior do Brasil, e esse ano estão na disputa pelo título 96 equipes de todo o país. Copa São Paulo Futebol JúniorO torneio é organizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e começa no dia 3 de janeiro com a grande final acontecendo em 25 de janeiro, dia que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo.

A tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 está dividida em 24 grupos e em 23 cidades sede. Segundo o regulamento o campeonato será divido em 6 fases. Os 24 grupos são representados por uma letra do alfabeto (de A a X) sendo que na primeira fase os times jogam entre si. Os primeiros colocados e os 8 melhores segundo colocados se classificam para a segunda fase da copinha.

Na segunda fase os jogos serão eliminatórios e as partidas que terminarem empatadas serão decididas nos pênaltis.

O torneio serve como uma grande vitrine, tanto para os clubes revelarem jogadores assim como para os atletas aparecerem para o futebol brasileiro e mundial afinal, olheiros de todo o mundo estão de olho no jogos.

As transmissões da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontecem na Band, Bandsports, ESPN, SporTV, Rede Vida, TV+, TV FPF e TV Corinthians. A Globo transmitirá apenas a final da Copinha.