Para justificar o voto nas Eleições 2012 Municipais (Prefeito e Vereador) o eleitor deverá se dirigir até um colégio eleitoral entre 8h e 17h e preencher um requerimento para Justificar voto Eleições 2012definitivamente justificar o voto nas Eleições de 2012. Podem preencher a justificativa os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.

Existem duas formas de justificar o voto: A primeira é comparecer até um colégio eleitoral e preencher o requerimento para fazer a justificativa do voto e a segunda é comparecer até um cartório eleitoral em até 60 dias para justificar o voto.

Justificar o voto no dia da Eleição 2012

Para fazer a justificativa do voto no dia da Eleição é só comparecer até um local onde tenha votação e preencher o Requerimento para justificar o voto. Não se esqueça de levar o título de eleitor e um documento com foto. Caso queira agilizar ainda mais o processo é só fazer do download do “Requerimento de Justificativa Eleitoral” no site do TSE, preencher e levar até uma seção eleitoral no dia da Eleição em 2012.

Download justificativa Eleições 2012
Requerimento para justificar o voto no dia da Eleição (Download via TSE)

Acima você pode encontrar o link para fazer o download do formulário para justificar o voto. O arquivo está no formato PDF. Depois de baixar é só imprimir, preencher e levar até uma seção eleitoral no dia da eleição.

Será necessário informar o ano da Eleição, turno, número do título, UF do título, nome completo do eleitor, da mãe e do pai. Deixe para assinar e preencher os demais campos no dia da eleição, na frente do mesário.

A vantagem de levar o requerimento para justificar o voto nas Eleições 2012 parcialmente preenchido é não perder tempo em filas ou ainda preenchendo o formulário.

Justificar o voto após as Eleições 2012

Se não foi possível comparecer a nenhum colégio eleitoral, o eleitor ainda tem 60 dias para justificar o voto em qualquer cartório eleitoral. O prazo começa a contar a partir do dia da eleição. Vale lembrar que, cada turno corresponde a uma nova justificativa.

Você também pode baixar o Requerimento de justificativa eleitoral (Pós-eleição), imprimir, preencher e levar pessoalmente ou através dos Correios para seu domicílio eleitoral.

É muito importante votar, mas caso não esteja em sua cidade, não deixe de justificar o voto nas Eleições 2012. Quem ficar sem votar e sem se justificar por três eleições seguidas terá o título cancelado e problemas para tirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, etc.