As provas do Enem 2012 estão marcadas para os dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já estão abertas através da internet. O prazo para se inscrever no Enem vai até 15 de junho e a taxa é de R$ 35,00. É importante confirmar o local da prova e obter informações necessárias para fazer tudo corretamente no dia da avaliação.

Para ajudar os estudantes o MEC criou um portal para esclarecer dúvidas sobre a prova do Enem 2012.
São 8 passos que dão instruções e dicas para se dar bem no dia da prova e não cometer erros, chegar atrasado, preencher a avaliação erroneamente, etc. Se você vai prestar o Enem 2012 é muito importante acessar o site e ler, cuidadosamente, todos os passos.

Enem 2012 ProvaAbaixo vamos colocar resumidamente tudo que é necessário para prestar as provas nos dias 3 e 4 de novembro de acordo com as informações disponíveis no site oficial do Enem 2012.

Se preferir é possível baixar um arquivo pdf com todas as dicas para prestar a prova e informações sobre o edital. Para isso é só acessar a sessão de “download’.

Tudo que precisa saber sobre o Enem 2011

  • Cartão de confirmação será enviado para endereço do estudante até o dia 14 de outubro. Neste cartão é possível saber o número da inscrição, local das provas, data e hora; Obs.: Devido à greve dos Correios muitas pessoas podem não receber o cartão. Para não ter problemas no dia da avaliação leia o item abaixo.
  • É possível consultar e imprimir o cartão de confirmação através do site do Inep. Basta informar seu CPF e senha para ter acesso às informações.
  • Portões abem às 12h e fecham às 13h (Horário de Brasília);
  • Serão 4 provas objetivas com 45 questões e 1 redação;
  • Dia 3 de novembro (duração 4h30): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Dia 4 de novembro (duração 5h30): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias
  • Leve um documento de identificação original com foto para prestar a prova. (Ex.: RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH)
  • Levar caneta esferográfica preta fabricada com material transparente;
  • Consultas, comunicação com outros participantes, utilização de lápis, borracha, lapiseiras, livros, impressos, anotação, óculos escuros e dispositivos eletrônicos podem excluir o aluno da prova;
  • Sair da sala antes de decorridas 2 horas de prova também eliminam o candidato;
  • Quando receber a prova verifique a cor da sua prova e se as quantidades de questões estão corretas de acordo com o cartão de respostas;
  • Redação deverá conter 30 linhas e ser um texto dissertativo-argumentativo. No site oficial do Enem é possível obter informações sobre o que pode resultar em uma nota 0 na redação. Não deixe de ler.
  • No dia 23 será necessário responder 5 questões de língua estrangeira escolhida previamente (Inglês ou Espanhol). Não será possível trocar no momento da prova;
  • Os gabaritos e resultados do Enem 2011 serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil seguinte à realização das últimas provas.

Local da prova do Enem 2012

É muito importante saber os locais das provas para que não aconteçam imprevistos e o aluno perca a avaliação. Para isso, através do portal do MEC é possível consultar o local da prova.

Para isso é só acessar o site do Sistema Enem e clicar em “Local da Prova”. Depois é só informar o seu CPF e senha para que tenha acesso ao local onde deverá comparecer no dia da sua prova.

Não deixe de confirmar o local da sua avaliação para não se enganar e comparecer no lugar errado.

Boa prova a todos que vão prestar o Enem 2012.