A mensagem de Facebook Bloqueado é o maior terror do momento para os viciados na rede social do Mark Zuckerberg. O maior motivo de ter uma conta do Facebook bloqueada é o fato de se empolgar e começar Facebook Bloqueadoa mandar uma quantidade exagerada de mensagens e envios para jogos, pedidos de amizade, eventos etc. Para o Facebook isto se trata de spam, e neste caso o bloqueio é inevitável.

O que acontece é que muitos usuários tem o Facebook bloqueado e as vezes nem se dão conta que estão fazendo algo de errado. O algoritmo desta rede social é bem avançado e o motivo de toda essa rigidez pode ser uma precaução para não transformá-la em um samba do criolo doido, como estava acontecendo no Orkut.

É comum entrar no Facebook e encontrar alguma mensagem do tipo “Seu Facebook está bloqueado por 7 dias”, ou, “Solicitações de amizade estão bloqueadas por sete dias” ou ainda aparecer a mensagem de Facebook desativado.

Nesses casos não é necessário se preocupar, caso receba uma mensagem de bloqueio por um tempo basta esperar a quantidade de dias especificados e aguardar. Não tem jeito, é preciso ter paciência.

Mas quando há um bloqueio surge aquela dúvida…

… Por que meu Facebook é Bloqueado?

Aqui vamos especificar os principais motivos para que uma conta do Facebook seja bloqueada. Assim você pode refletir e ver se infringiu algumas das regras da política de privacidade da rede social.

  • Envio de muitas solicitações de amizade: Apesar do próprio Facebook sugerir diversos amigos é importante aceitar os pedidos de amizade (e enviar também) com cautela e nunca seguidamente. Quinze simples solicitações de amizade em um mesmo dia podem acarretar em bloqueio. Apesar do Facebook não revelar os limites, não é bom exagerar;
  • Envio de muitas mensagens: O envio de diversas mensagens a todo o momento pode resultar em uma conta do Facebook bloqueada. Pondere comentários e posts;
  • Aceitação de muitos pedidos de amizade: Isto é bem estranho, mas se você receber várias solicitações de amizade e resolver aceitar todos ao mesmo tempo (ou até mesmo cancelar) pode acarretar em bloqueio também;
  • Excesso de denúncias: Caso você receba muitas denúncias é possível que o Facebook também bloqueie sua conta;
  • Conversa com muitas pessoas no chat do Facebook: Para a política do Facebook este também pode ser motivo para bloqueio da conta;

Leia o termo de direitos e deveres do Facebook

Como podemos perceber a execução de muitas ações repetidamente ou em um curto espaço de tempo acarreta em ter o Facebook bloqueado. Portanto, realize ações com responsabilidade e use o bom senso, assim você não corre o risco de ter a conta do Facebook bloqueada e nem de ser taxado de chato pelos seus amigos.

Resumindo! O jeito é andar na linha. No menu Ajuda do Facebook é possível encontrar alguns textos esclarecedores, mas que na maioria das vezes não são tão esclarecedores, muito pelo contrário, acabam confundindo o usuário.

De qualquer forma, toda essa “rigidez” pode ser uma maneira de manter a ordem e não transformar o Facebook na bagunça que se tornou o Orkut.

Há ainda quem queira entrar no Facebook bloqueado em empresas e escolas, mais aí é assunto para outro artigo. :)