O Gmail, ou Google Mail, acessado através do endereço gmail.com.br é um serviço grátis de email do Google que disponibiliza em média 8GB de espaço para armazenamento de mensagens e arquivos na internet. Site gmail.com.br email Qualquer pessoa pode ser cadastrar no serviço e ter uma conta de email em poucos minutos.

Uma curiosidade é que o Google lançou o Gmail em 2004, no dia 1º de abril, disponibilizando inicialmente 2GB de espaço para armazenamento o que acabou gerando certa desconfiança por parte do mundo. Primeiro por ser bem no dia da mentira, 1º de abril, e segundo por disponibilizar muito espaço, visto que os seus concorrentes ofereciam de 2 a 6MB de espaço na caixa de mensagem.

Um ano depois do lançamento o webmail, acessando o site do serviço gmail.com.br  começou a aparecer uma espécie de contagem que ia aumentando gradativamente o tamanho da caixa de mensagens e o armazenamento. O programa foi chamado de “infinito +1” e aumentava em média 4 bytes por segundo em todas as contas de emails criadas no Gmail.

O gmail.com.br é grátis para quem utiliza a conta, no entanto, o serviço é financiado por empresas que anunciam no Google Adwords. Dessa forma o serviço de email do Google é mantido graças aos anúncios relevantes que são exibidos na sidebar direita da interface do site. Isso tem causado muita polêmica até hoje pois, para exibir anúncios relevantes, os robôs tem acesso às mensagens do usuário. Muita gente acha que isso é uma forma de invasão de privacidade.

Caso queira acessar seu email com mais privacidade acesso o Gmail através do https://mail.google.com/

Algumas vantagens do Gmail é a possibilidade de organizar melhor as mensagens de email cronologicamente, utilização de marcadores para organizar os emails por assunto, pesquisa interna em todas as mensagens, anexos de até 25MB, utilização como disco virtual e o Gtalk (mensageiro instantâneo do Google) é integrado a próprio email.