Como inscrever Fies 2012A partir de agora as inscrições para o Fies de 2012 e dos próximos anos poderão ser feitas em qualquer momento do ano. Outra vantagem é que agora os juros caíram para 3,4% ao ano. O Fies, Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado para financiar a graduação de estudantes que estejam matriculados em universidades e faculdades privadas.

Como é possível se inscrever no programa em qualquer mês do ano, as inscrições podem ser feitas através do SisFIES, o sistema informatizado que permite se inscrever através da internet. Basicamente, o interessado no financiamento estudantil deve passar por três passos:

Inscrição no SisFIES

O 1º passo para quem quer se inscrever no programa é acessar o site do SisFIES e fazer o cadastro no sistema. Será necessário informar o CPF, data de nascimento, email e cadastrar uma senha para posteriormente acessar o portal e se inscrever. Logo que finalizar o cadastro será enviado um email para sua conta cadastrada anteriormente. Será necessário acessar sua caixa de mensagens para confirmar o cadastro.

Depois é só acessar o SisFies novamente e entrar com seu CPF e senha. Também será necessário digitar o código captcha antes de clicar em “Entrar”. Logo que acessar o sistema o estudante deverá enviar os dados sobre o financiamento assim como o nome do curso e da instituição.

Validação das informações

Depois de concluir a inscrição do beneficiado deverá validar suas informações no CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) em sua própria faculdade ou universidade. Este é o órgão responsável pela validação das informações prestadas.

Contratação do financiamento

Depois de ter as informações referentes ao financiamento, o estudante terá que comparecer a um agente financeiro para formalizar a contração.

Para mais informações sobre o financiamento estudantil e inscrições para o Fies acesse o site do programa. Através do portal será possível encontrar um passo a passo sobre como se inscrever no Fies, condições de financiamento, simular um financiamento baseado no tempo do curso e valor da mensalidade, consultar cursos e instituições participantes do programa, encontrar dúvidas freqüentes de outros estudantes e muito mais.

O Fies é um programa de financiamento estudantil que visa beneficiar quem quer estudar em uma faculdade privada e quer não tem condições financeiras no momento.