Muitos brasileiros já estão correndo atrás de fazer a Declaração do IRPF 2013 e o site da Receita Federal é a melhor fonte de guia e dicas para preencher a declaração de forma correta. IRPF 2013 Guia Dicas DeclaraçãoQuem já tem prática em fazer a declaração do IR não terá muito problema em 2013, até porque as coisas ficaram bem mais fáceis.

No entanto, muita gente sofre para compreender para que serve tantos campos na hora de preencher a Declaração do IRPF 2013. Ano passado tive um pouco de dificuldade em assimilar tanta informação e mesmo assim decidi que eu mesmo faria minha declaração e Imposto de Renda de Pessoa Física. Eu mesmo queria fazer minha declaração evitando que outras pessoas tivesses acesso às minhas informações financeiras. Confesso que deu um pouco de trabalho, mas no fim deu tudo certo.

Pensando nisso resolvi criar este artigo em forma de guia e dicas de como fazer a declaração do Imposto de Renda 2013. Parece um bicho de sete cabeças, mas não é.

Guia sobre o IRPF 2013

A melhor fonte sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2013 está no próprio site da Receita Federal.

Receita Federal – IRPF 2013

Acessando o site acima você vai ter todas as informações necessárias para preencher e declarar seu IRPF 2013. Através do site você vai ter acesso a:

  • Download de Programas: Página onde você poderá fazer o download do IRPF2013 e do Receitanet. É através deles que você conseguirá preencher seu formulário de declaração do IRPF 2013 e depois enviá-lo à Receita Federal
  • Novidades: O que há de novo na declaração de 2013
  • Obrigatoriedade: Saiba quem é, e quem não é, obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2013
  • Formas de elaboração: Como deverá ser feita a declaração
  • Prazo de Apresentação: O contribuinte deverá declarar seu imposto de renda 2013 entre os dias 1º de março e 30 de abril.
  • Preenchimento: Dicas importantes para preencher corretamente a declaração do IRPF 2013. Guia mais importante para quem quer fazer sua própria declaração.
  • Perguntão: Cartilha com 300 páginas de dúvidas e métricas para fazer a declaração
  • Transmissão: Como deve ser feito o envio da declaração do IRPF.

Há ainda dicas para fazer retificações, multa por atraso na entrega e declaração de saída definitiva.

Dicas para fazer a declaração do IRPF 2013

Abaixo vou compartilhar um pouco das minhas experiências.

  • Use muito o Google (qualquer dúvida que tiver, use e abuse do Google)
  • Não se assuste com a quantidade de campos a ser preenchidos (grande parte não importa para o seu caso)
  • Leia bastante, não tenha preguiça
  • Faça tudo com antecedência (o ideal é ir organizando tudo durante o ano, quando chegar o dia de declarar, já está tudo no jeito)

Links interessantes

IRPF 2013 no UOL

Site da Receita Federal

Portal do G1 sobre o Imposto de Renda

Os sites acima são de extrema importância para quem quer fazer a Declaração do IRPF 2013. Eles funcionam como guia na hora de declarar o imposto de renda e contem muitas dicas, matérias, tira dúvidas e muito mais.