O Pronatec ainda não possui um sistema unificado de inscrições pois como existem diversos tipos de iniciativas e novas vagas são abertas em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, escolas públicas estaduais e em serviços de aprendizagem como Senai e Senac. Desta forma é possível se inscrever através dos critérios próprios designados por cada instituição.Inscrever cursos Pronatec

Pronatec – O que é?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) surge com o principal objetivo de aumentar os cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológico (EPT) para os cidadãos brasileiros. Através do programa o governo federal espera oferecer 8 milhões de vagas nos próximos 4 anos.

Dentre as vantagens do Pronatec é possível destacar a criação do Bolsa-Formação, que terá vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada, criação do Fies Técnico, consolidação da Rede e-Tec Brasil, aumento das redes estaduais de EPT e expansão das EPTs.

Os cursos serão grátis para estudantes, pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores, que poderão se especializar em diversas áreas na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e em unidades do Senac e Senai em todo o país.

Inscrições nos cursos

Para mais informações sobre o programa de cursos de qualificação técnica e profissional acesse o portal oficial do Pronatec para ter acesso à informações legais, saber exatamente como funciona o programa, os objetivos, ter acesso às dúvidas freqüentes e conferir a lista de cursos disponíveis.

Para ter acesso aos cursos é só entrar no site e clicar no menu “Guia de Curso”. Será necessário baixar um arquivo pdf com a lista de cursos, uma breve descrição além, é claro, da carga horária e a escolaridade mínima necessária.

O Governo Federal pretende como a criação do Pronatec aumentar a qualificação do trabalhador brasileiro através de cursos técnicos de curta duração, assim como é feito no Via Rápida. Dessa forma haverá uma melhoria da educação profissional e uma maior qualidade de mão de obra especializada. Como não existe um formulário de inscrição é bom ficar atento nas redes de ensino do seu estado e município.