O Sisu (Sistema de seleção unificada) surgiu com propósito de dar oportunidade a estudantes do Brasil todo a concorrerem a vagas em Universidades públicas. Através do Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes podem se inscrever para o Sisu e utilizar a nota para a seleção.

Sisu 2012 InscriçãoSua primeira edição ocorreu em 2010, desde então muitas Universidades tem adotado esse sistema de seleção, apesar disso algumas não deixaram de lado o tradicional vestibular.

Com intuito de facilitar para ambas as partes o Sisu tem obtido sucesso e cada vez mais inscrições, são 83 instituições participantes, sendo que 5 são estaduais, 38 institutos federais e 39 universidades federais. Desse modo a quantidade de vagas é grande dando mais chance aos estudantes que sonham ingressar em um ensino superior de qualidade.

Como se inscrever no Sisu

Para se inscrever o candidato deve conhecer sua nota no Enem e então informar a inscrição do seu exame, para facilitar esse processo e ter mais segurança uma senha eletrônica é gerada.

No site do Sisu os participantes poderão ter acesso a notas de corte de cada universidade para poderem pesquisar e escolher a que tenha mais chances de ingressar. A quantidade de vagas ainda não foi divulgada pelo MEC, mas provavelmente seguirá a média dos anos anteriores.

Algumas instituições são mais rigorosas e determinam uma nota mínina para os candidatos, quando isso ocorre o sistema possivelmente irá avisar de que sua média esta abaixo do permitido por aquela universidade.

As Universidades do Sisu 2012 como nos anos anteriores são: UFMG, UFPR, IFSP, UFRJ, UFF, UFRS, UFSC, UFCE, UFBA, UnB, UTFPR, UFG, UFMS, UFPI, UFScar, entre outras.

O calendário deverá seguir o sistema dos anos anteriores com as inscrições da Janeiro até o começo de fevereiro, para quem quer se inscrever deve ficar atento aos comunicados do MEC.

Espera-se que essa edição não cause congestionamento como na seleção deste ano, os candidatos que não obtiverem vaga poderão esperar pela segunda chamada ou lista de espera. Para mais informações acompanhe o site do SISU e do MEC.