O SiSU 2012 terá as inscrições abertas a partir do dia 07 de janeiro de 2012 e terá o término no dia 12 do mesmo mês. Com a antecipação do resultado do Enem 2011, os estudantes terão mais tempo para se inscrever.Inscrição SiSU 2012 Através do Sistema de Seleção Unificada é possível entrar para uma instituição pública do ensino superior apenas com a nota do Enem. Isto tem feito com que muitas universidades troquem os tradicionais vestibulares por este tipo de seleção.

Poderão se inscrever no SiSU estudantes que prestaram a prova do Enem 2011 e obtiveram nota maior que zero na redação. Para se inscrever é necessário acessar o site do SiSU e efetuar a inscrição utilizando o número do Enem e a senha.

O Ministério da Educação vai divulgar no próximo dia 26 o sistema apenas para consulta e as inscrições vão começar no dia 7 de janeiro à zero hora. Segundo o MEC será quase 110 mil vagas para 3327 cursos em 95 faculdades e universidades de 26 estados brasileiros, menos o Distrito Federal, 30% maior do que no ano passado.

Cronograma de inscrição

No dia 21 de dezembro de 2011 foi divulgado pelo MEC o resultado do Enem, referente às provas aplicadas em todo o Brasil no mês de outubro. É a partir desta nota que o estudante poderá se inscrever no Sisu 2012. Acompanhe abaixo os prazos e dias de todo o processo de seleção.

  • 26 de dezembro – Serão divulgada todas as vagas do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), no entanto será apenas para consulta, não permitindo a inscrição;
  • 7 de janeiro de 2012 – Início, à zero hora, o processo de inscrição através do SiSU;
  • 12 de janeiro – Fim do processo de inscrições. Vai até a meia-noite;
  • 15 de janeiro – Divulgação com nomes dos aprovados na primeira chamada;
  • 19 a 23 de janeiro – Período de matrícula para aprovados na primeira chamada;
  • 26 de janeiro – Lista com nomes da segunda chamada;
  • 30 a 31 de janeiro – Matrícula para os aprovados na segunda chamada;
  • 26 de janeiro a 01 de fevereiro – Período para inscrição na lista de espera para quem não foi chamado;
  • 04 de fevereiro – Publicação da lista de espera;
  • 02 de março – Fim do prazo de vagas no SiSU.

O candidato aprovado na primeira opção de curso escolhido será retirado do sistema e, caso não faça a matrícula, perderá a vaga. O mesmo, depois de aceito, deverá entrar em contato com a instituição para saber todo o procedimento de matrícula.

Caso um estudante não consiga entrar na universidade através do SiSU e de sua nota no Enem, uma alternativa é utilizar o Fies 2012 para financiar os estudos em uma faculdade particular.