O Via Rápida Emprego oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com a necessidade de cada região. Este é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Seu principal objetivo é capacitar e treinar os cidadãos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Tudo é grátis.

Inscrever Via Rápida Emprego Cursos

No programa Via Rápida podem participar pessoas maiores de 16 anos, que residam no estado de São Paulo e que sejam alfabetizadas. A prioridade será dada à desempregados, beneficiários de programas estaduais, reeducandos em
regime semiaberto, estudantes do ensino médio, idosos, pessoas com deficiência e egressos do sistema penitenciário.

Como se inscrever nos cursos do Via Rápida

Serão mais 130 tipos de cursos gratuitos nas áreas de construção civil, serviços, indústria e comércios. Eles terão de 30 a 90 dias de duração e as aulas serão de segunda à sábado em unidades do Via Rápida Emprego e em unidades móveis. As aulas também podem acontecer em ETECs, Fatecs, Senai, Senac, Senat, Avape e Adeva.

Os cursos disponibilizados serão baseados na demanda de cada região de acordo com dados do Emprega São Paulo e Secretaria do Emprego.

Para se inscrever é necessário acessar o site do programa. Depois é só clicar no link “Inscrever” e informar os dados solicitados. Agora é só acessar o menu “Cursos” e consultar todos os cursos disponíveis ou fazer uma pesquisa pelo nome da sua cidade e se inscrever. Depois é só aguardar ser chamado para começar o curso de qualificação desejado. Quem não tem acesso a internet pode usar os terminais do Acessa SP ou unidades do Poupatempo.

Todas as solicitações são avaliadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Os candidatos
selecionados serão avisados através de uma carta enviada pelos Correios. Para mais informações acesse o site oficial do Programa Via Rápida Emprego.