A Volvo desenvolveu uma tecnologia que deve agradar muitas pessoas que possuem dificuldades na hora da baliza: um carro que estaciona sem precisar de motorista. O sistema, chamado de Autonomous Parking, consegue encontrar um espaço livre no estacionamento e fazer a baliza com segurança.Carro Volvo estaciona sozinho

A tecnologia funciona como um valet. O motorista para o carro na região e escolhida e desce do veículo. Depois disso, ativa uma opção no celular para que o carro comece a procurar por uma vaga. Ao encontrá-la, o carro estaciona e manda uma mensagem para o dono avisando. Quando desejar ir embora, o motorista só precisa enviar uma mensagem de celular para o carro, solicitando que ele o busque.

Para Thomas Broberg, conselheiro sênior de segurança automotiva da Volvo, a tecnologia permite que o motorista evite aborrecimentos de procurar uma vaga vazia dentro do estacionamento.

Volvo Autonomous Parking

A direção autônoma, criada com auxílio de outras tecnologias desenvolvidas pela Volvo, como o City Safety e detector de pedestres, permite que o carro interaja de forma segura com pedestres e outros veículos por meio de sensores. A velocidade e frenagem do automóvel são adaptadas para funcionarem de forma harmoniosa no estacionamento.

Carro estaciona sozinho

O carro da Volvo estaciona sozinho através do smartphone

Na próxima semana, o carro autônomo que estaciona sozinho fará demonstrações em um evento para a imprensa europeia. Porém, o sistema ainda está em fase de desenvolvimento. O público poderá ter contato com as primeiras características da direção autônoma com o modelo XC90, que será lançado pela Volvo no fim de 2014.

autonomous drive

Sistema autonomous drive

Confira um vídeo mostrando como um carro Volvo vai estacionar sozinho através do sistema “autonomous parking”.