Tendo o CPF em mãos já é possível se cadastrar no programa Nota Fiscal Paulista criado pelo governo do Estado de São Paulo que visa estimular o cidadão a pedir a sua nota fiscal no momento da compra dos mais variados segmentos do comércio.
Para mais informações acesse nosso artigo explicando como funciona o Nota Fiscal Paulista no estado de São Paulo.
Agora que o leitor já entende o funcionamento do NFP vamos ensinar passo a passo como se inscrever no programa e se beneficiar do programa.
NFP – Cadastro passo a passo
- Acesse o site do Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br)
- No menu a direita procure por “Cadastre-se” e logo em seguida clique em “Pessoa Física. Caso queira cadastrar uma empresa escolha “Pessoa Jurídica”.
- Informe seu número de CPF, a data de nascimento, o nome completo de sua mãe, informe o código captcha e depois clique no botão “avançar’;
- Neste passo você deverá digitar outros dados como CEP, endereço, telefone, etc. É importante também informar um email válido no momento do cadastro. No final é necessário criar uma senha para acessar o Nota Fiscal Paulista posteriormente. Anote a senha em algum lugar para não esquecê-la;
- Informe o número do seu título de eleitor;
- Caso tenha preenchido tudo corretamente será exibida a mensagem “Seu cadastro foi criado com sucesso” e a partir desse momento você poderá fazer consultas e resgatar os créditos contidos em sua conta;
Login no Nota Fiscal Paulista
Para entrar em sua conta do Nota Fiscal Paulista é necessário acessar o site do programa citado anteriormente: www.nfp.fazenda.sp.gov.br.
- No menu da esquerda procure por “Consulta”, informe o número do seu CPF e clique em consultar;
- Digite o número do CPF, escolha a opção consumidor, digite sua senha criada no momento do cadastro, digite o código de verificação e logo em “Acessar”.
Pronto! Com esses dois passos já é possível entrar no Nota Fiscal Paulista. Logo no primeiro login é possível ver os menus de “Consulta” (para consultar notas), Reclamação (para fazer reclamações sobre estabelecimentos que não emitem notas) e “Conta Corrente” (para consultar e transferir seus créditos).
Vale lembrar que não tem necessidade de se cadastrar no Nota Fiscal Paulista para gerar créditos, você pode pedir o CPF na nota em todas as suas compras, no entanto, para consultar os saldos e utilizar os créditos é necessário ter o cadastro no sistema.
No vídeo abaixo é possível obter outras informações e orientação para fazer o seu cadastro.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como se cadastrar no Nota Fiscal Paulista acesse o menu “Perguntas e Respostas” no site do programa e vá até o item “V. Cadastro”.