Confira como evitar gastos por impulso e conheça os prejuízos que isso pode trazer para sua vida financeira no curto e longo prazo.

Para começar, responda estas perguntas com sinceridade:
- Seu cônjuge ou parceiro reclama que você gasta muito dinheiro?
- Você se surpreende a cada mês quando sua conta de cartão de crédito chega a quanto mais você cobrou do que pensava que tinha?
- Você tem mais sapatos e roupas em seu armário do que você poderia usar?
- Você possui todos os novos aparelhos antes de ter tempo de coletar pó na prateleira de um lojista?
- Você compra coisas que não sabia que queria até vê-las em exposição em uma loja?
Se você respondeu “sim” a algumas das perguntas acima, você é um gastador por impulso e se entrega a uma ‘terapia de varejo’.
Isto não é uma coisa boa.
Isso irá impedir de poupar para coisas importantes como uma casa, um carro novo, umas férias ou uma aposentadoria.
Você deve estabelecer algumas metas financeiras e resistir a gastar dinheiro em itens que realmente não importam a longo prazo.
Como evitar gastos por impulso e ter uma vida financeira saudável
Gastos por impulso não só colocarão pressão sobre suas finanças, mas também sobre seus relacionamentos. Para superar o problema, a primeira coisa a fazer é aprender a separar suas necessidades de seus desejos.
Os anunciantes nos atacam com um discurso de propaganda 24 horas por dia, 7 dias por semana. O truque é dar a si mesmo um período de reflexão antes de comprar qualquer coisa que não tenha planejado.
Quando for às compras, faça uma lista e leve apenas dinheiro suficiente para pagar pelo que planejou comprar. Deixe seus cartões de crédito em casa.
Se você ver algo que você acha que realmente precisa, dê a si mesmo duas semanas para decidir se é realmente algo que você precisa ou algo sem o qual você pode facilmente passar.
Seguindo esta solução simples, você construirá suas barreiras financeiras e seus relacionamentos.