A Receita Federal já disponibilizou o download do programa de Declaração do Imposto de Renda, o IRPF 2013, no entanto, as declarações só podem começar a ser enviadas a partir do dia 1º de março.Download IRPF2013 Receitanet

O download do programa para elaborar o IRPF 2013 e o programa para transmitir a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física já pode ser feito através do site da Receita Federal. Os links se encontram abaixo. Se preferir é só acessar o www.receita.fazenda.gov.br e clicar sobre o banner do IRPF 2013.

Receita Federal – Download dos programas

Download do IRPF 2013

Acessando o link acima você terá acesso a página para fazer download do IRPF 2013. No entanto, antes de baixar e necessário selecionar seu sistema operacional (Windows, Linux, Mac, etc). Depois disso é só clicar sobre o link “Programa IRPF 2013” para iniciar o download.

Logo após baixar o arquivo “IRPF2013.exe” é só clicar sobre ele para dar início à instalação. É simples, basta ir clicando sobre o botão “Avançar”. Depois de instalado é só executar o programa IRPF 2013 e começar a preencher a sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013, ano base 2012.

Download Receitanet 2013

Depois de preencher sua declaração do IR será necessário também fazer o download do Receitanet, programa responsável por enviar sua declaração para a Receita Federal. Clique sobre o link “Receitanet” e faça o download para o seu computador. Depois de baixar, clique duas vezes sobre ele para dar início à instalação. Dê “Avançar” e por fim em “Concluir”.

O Receitanet só deverá ser utilizado depois de sua declaração de IRPF 2013 estiver pronta, portanto, não é necessário fazer o download de imediato. O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2013 é dia 30 abril. Apesar de ter tempo, não deixe para última hora. Geralmente nos últimos dias os servidores ficam congestionados o que dificulta o envio da declaração.

OBS.: Será necessário ter a Máquina Virtual Java (JVM) instalada no computador. Clique aqui para fazer o download caso não tenha.

Sobre o IRPF 2013

Este ano deve Declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2013 os cidadãos que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65 em 2012. As declarações devem ser feitas através da internet ou com disquetes no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Não são mais aceitas declarações via formulário.

O prazo final para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2013 é dia 30 de abril. Não deixe para última hora. Quem perder o prazo terá de pagar uma multa mínima de R$ 165,74.