O portal MTE Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br) é uma nova maneira de interação do trabalhador com as políticas de emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Através dele Mais Emprego MTEé possível conquistar uma nova oportunidade de trabalho, crescer na carreira e até conseguir o tão almejado primeiro emprego.

Para fazer parte do Mais Emprego do MTE é necessário se cadastrar para depois fazer parte do processo de intermediação entre Trabalhador e Empregador e conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Este é um grande projeto do Governo Federal do Brasil para buscar uma solução para o problema de desemprego no país. Dessa maneira é possível estreitar as relações entre empregador e trabalhador.

Uma vantagem do Mais Emprego é que as vagas de trabalho agora estão unificadas, ou seja, anteriormente era dividido por estado ou cidade, agora estão todas centralizadas em uma única base de dados. Dessa forma é possível encontrar uma vaga disponível para um trabalhador que tenha sido demitido. Assim o trabalhador não fica desempregado e nem fica apenas recebendo o seguro desemprego.

No Estado de São Paulo o Mais Emprego surgiu para substituir o Emprega SP.

Como se cadastrar no Mais Emprego?

  1. Acesse o site do Mais Emprego > http://maisemprego.mte.gov.br/
  2. Clique no link “Vagas de Emprego” na área “Trabalhador”;
  3. Escolha a opção “Deseja cadastrar trabalhador?” que se encontra logo abaixo dos campos de login;
  4. Informe todos os dados que tiver em mãos. Lembre-se que para se cadastrar no Mais Emprego é preciso preencher todos os campos obrigatórios que possuem um “*”. Dentre os dados é necessário o PIS, CPF, RG, Nome, data de nascimento, nome da mãe, email e senha.
    IMPORTANTE: Utilize o Internet Explorer. Em outros navegadores como Firefox e Chrome não funciona.
  5. Será enviado para o seu email uma mensagem com o nome usuário;
  6. Na janela de login informe o seu nome de usuário e senha;
  7. Nas próximas telas informe os dados solicitados e clique em “próximo”;
  8. No último formulário clique em “Concluir”;
  9. Serão exibidos os seus dados. Clique no ícone “Visualizar oportunidades” para ver se tem alguma oferta de trabalho baseado nos seus dados de experiência e graduação fornecidos anteriormente. Boa sorte!

Observação 1: Detalhe o máximo o seu currículo. Quanto mais completo, maior será a probabilidade de encontrar uma vaga de emprego através do Mais Emprego.

Observação 2: O sistema é muito ruim e confuso. Separe algumas horas para conseguir se cadastrar no portal Mais Emprego do MTE.

Através do programa Mais Emprego o Governo Federal esperar reduzir o desemprego no Brasil visando o crescimento de nossa economia.