Já tive muitos problemas para entrar no email do Hotmailassim como em outros serviços como o Messenger. A grande dúvida é que, principalmente nós que não entendemos muito de computador, muitas vezes não sabemos se o problema é na nossa máquina ou com os servidores do Hotmail.

Entrar email Hotmail

Conversando com um amigo que é técnico em informática consegui aprender algumas técnicas para verificar e resolver o problema para entrar no meu email do Hotmail. Espero ajudar quem está passando pelos mesmos transtornos que eu passei.

Quando acessamos o site através do Hotmail.com.br vemos uma tela bem simples onde devemos fazer o login no Hotmail, processo que nada mais é que informar o nosso endereço de email e senha. Se tudo estive certo é possível ver as mensagens, enviar emails, acessar o Messenger, entre os outros serviços disponíveis. Mas quando não conseguimos entrar é que começa a dor de cabeça.

Veja abaixo um checklist com os passos que segui e com as dicas do meu amigo para conseguir entrar no email do Hotmail:

  1. Verifique se o status do serviço está ativo. Clique aqui para testar! Se aparecer a mensagem “Live ID está sendo executado normalmente” é porque está tudo certo com os servidores de email do Hotmail.
  2. Tente acessar o seu email em outro computador. Caso consiga, provavelmente o problema está na sua máquina;
  3. Verifique se o seu sistema operacional está atualizado. Muitas pessoas não conseguem acessar o email por utilizarem versões antigas do Windows. O recomendado é utilizar o Seven. Muitos aplicativos, como o Messenger 2011, por exemplo, não funciona no Windows XP e a tendência é que cada vez mais este sistema operacional caia no desuso.
  4. Utilize um navegador descente. A maioria das pessoas que tem problemas para entrar no Hotmail geralmente utilizam sistemas operacionais antigos, e o que é pior, o Internet Explorer 6 para acessar os emails. Evite usar o Internet Explorer. Se possível teste a entrada na sua caixa de mensagens através de outro navegador como Firefox, Chrome, Safari ou Opera.
  5. Atualize a janela do navegador”. Esse é um erro muito comum que ocorre quando vamos entrar no Hotmail. Para resolver é bem simples. Basta limpar o cache do seu navegador (Internet Explorer, Mozila Firefox, Safari, Chrome, etc). Em cada um deles o processo para limpeza é o mesmo. Basta ir no menu “Ferramentas”, “Opções de Internet”, “Histórico de navegação” e em seguida limpar o cache.
  6. Vírus e spywares também podem impedir a entrada no seu email. Passe um antivírus e mantenha-o atualizado em seu computador.
  7. Certifique-se de ter o Java Runtime, Flash Player e o Macromedia Shockwave Playerinstalado no seu computador. Muitos recursos só funcionam corretamente com esses aplicativos instalados. Eles podem ser baixados em sites como o Baixaki, por exemplo.
  8. Caso ao entrar apareça algum código de erro (Ex.: 0×80048820) faça uma pesquisa no Google. Existem muitas soluções disponíveis na internet. Não vou listar todas porque existem diversos erros e cada um com um número de código diferente.
  9. Tenha certeza que sua senha está correta. Parece bobeira, mas muita gente digita a senha com o CAPS LOCK ligado e, para o sistema, caracteres em letra maiúscula ou minúscula são diferentes.
  10. Verifique se a sua internet está funcionando corretamente.
  11. Verifique se a data do computador está correta.
  12. Se ficar mais de 120 dias sem acessar o email a conta fica inativa.

Esses são os procedimentos básicos para resolver o problema para entrar no email do Hotmail. No entanto, o problema pode ser um pouco mais específico. Se tiver um conhecimento mais avançado em informática é possível encontrar respostas ou enviar perguntas mais técnicas em fóruns como Clube do Hardware ou Baboo para conseguir resolver o problema.

Caso não tenha um conhecimento técnico uma alternativa é acessar a Central de Ajuda do Hotmail.
Através do suporte é possível encontrar respostas para as principais dúvidas para entrar no email do Hotmail assim como enviar suas dúvidas, que serão respondidas por profissionais que trabalham na Microsoft.