É comum encontrar problemas ao acessar o MSN e geralmente são exibidas as mensagens: “Não é possível entrar no Windows Live Messenger”, ou ainda, “Falha ao entrar no Windows Live Messenger. Serviço temporariamente indisponível. Tente novamente mais tarde”.

Entrar Windows Live MessengerO primeiro passo é acessar a página de status dos serviços Windows Live. Caso seja exibido um ícone verde em formato de “v” é porque o sistema está operando normalmente e provavelmente o problema está no seu computador. Abaixo vamos listar alguns procedimentos caso esteja enfrentando problemas para acessar seu Messenger.

Os passos são parecidos com nosso artigo explicando sobre os possíveis problemas para entrar no email do Hotmail. Recomendamos a leitura antes de prosseguir os passos deste post.

Resolvendo os problemas

Antes de tudo é bom lembrar que temos vários tipos de soluções. Vamos listar os passos básicos para que você mesmo consiga resolver o problema e possa entrar na sua conta do Windows Live Messenger sem necessidade de procurar um técnico. Abaixo seguem 4 procedimentos que devem ser seguidos:

  1. Acesse o site do Hotmail e tente fazer o login com seu nome de usuário e senha do Messenger. Caso consiga acessar seus emails normalmente o problema deve estar no Windows Live MSN. Siga os passos abaixo para tentar resolver;
  2. Verifique se a data do seu computador está correta;
  3. Tenha certeza que o Firewall e/ou antivírus não esteja bloqueando o acesso ao seu Messenger;
  4. Caso utilize o Internet Explorer, verifique se ele está configurado corretamente;
  1. Abra o seu navegador de internet, o Internet Explorer, por exemplo.
  2. Vá até o menu “Ferramentas” e clique em “Opções da internet”;
  3. Escolha a opção “Configurações de LAN” na aba “Conexões”;
  4. Desmarque a opção “Detectar automaticamente as configurações”;
  5. Finalize dando OK nas próximas janelas.
  1.  Acesse o seu Windows Live Messenger;
  2. Encontre o menu “Ferramentas” e escolha “Opções”;
  3. No menu “Conexão” clique na opção “Configurações Avançadas”;
  4. Delete todas as entradas de Socks;
  5. Finalize com OK nas próximas janelas.
  1. Abra novamente o Internet Explorer (ou outro navegador de sua preferência);
  2. No menu “Ferramentas” clique em “Opções da internet”;
  3. Escolha a aba “Avançado”;
  4.  Na aba “Segurança” confirme se a opção “Verificar revogação de certifico do servidor” está desmarcada. Aproveite para marcar as opções “SSL 2.0” e “SSL 3.0”, caso elas ainda não estejam selecionadas.
  5. Encerre as próximas janelas clicando em “OK”.

O procedimento é parecido para outros navegadores como Firefox, Chrome, Safari e outros.

Caso nenhum dos passos acima resolva o seu problema você ainda pode tentar desinstalar e logo em seguida instalar o Windows Live Messenger novamente.

Muitas vezes esse problema acontece por falta de dlls do sistema como a regsvr32 wintrust.dll,
regsvr32 initpki.dll, regsvr32 softpub.dll, entre outras, e uma nova instalação do Windows Live Messenger pode instalá-las novamente em seu sistema operacional, resolvendo os problemas para entrar no seu MSN.

Uma solução mais drástica e que pode ser adotada em último caso é formatar o computador. Dependendo dos problemas que acontecem com o Messenger e outros aplicativos é bom formatar a máquina para começar com um sistema operacional limpo. Além de eliminar problemas, o seu computador ainda ficará mais rápido.