As inscrições do Prouni 2012 estarão abertas a partir da primeira quinzena do ano que vem e os estudantes poderão se inscrever através do SisProuni, o sistema informatizado do programa de bolsas de estudos. Inscrição Prouni 2012Para se inscrever no Prouni é necessário ter prestado do Enem 2011 e ter obtido uma nota maior que 400 além de ter ido bem na redação. Também é necessário ter renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada como bolsista. Quanto maior a nota, maior a probabilidade de conseguir uma bolsa no Prouni.

O resultado do Enem de 2011 foi divulgado pelo MEC no dia 21 de dezembro,data antecipada pelo MEC que havia informado que o resultado sairia dia 4 de janeiro.

Logo no começo do ano também serão iniciadas as inscrições para o SiSU 2012, programa que visa oferecer vagas em instituições de ensino públicas através da nota do Enem.

Como se inscrever no ProUni 2012

Para o candidato fazer a inscrição é necessário acessar o portal “Sistema Prouni”, também chamado de SisProuni. O processo seletivo já deve começar nos primeiros dias de janeiro, portanto é importante ficar atendo às datas e acessar o site diariamente.

Depois será necessário acessar o sistema informando o número de inscrição do Enem 2011 assim como a senha. Posteriormente o estudante deve informar os dados solicitados e escolher o curso e a instituição onde deseja conseguir a bolsa de estudos. O resultado do Prouni será divulgado através do próprio site do Programa Universidade para Todos, nas instituições participantes e através do 0800 616161.

As inscrições podem ser feitas em duas etapas, no primeiro e no segundo semestre, e a seleção é totalmente informatizada o que garante mais confiança e credibilidade à seleção.

O MEC estima que esse ano as inscrições para o ProUni 2012 supere 1 milhão de estudantes inscritos e serão distribuídas 120 mil bolsas de estudo, sendo 40 mil parciais e 80 mil integrais. Caso não consiga entrar na universidade através do SiSU ou do ProUni, outra alternativa é usar o FIES, programa de financiamento estudantil.

Sobre o Prouni

O programa de bolsa de estudos surgiu com o objetivo de oferecer oportunidades de estudo, integrais ou parciais, para estudantes de baixa renda que não tem condições financeiras de pagar uma faculdade privada. O Prouni surgiu em 2004 e já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil.