A Nota Fiscal Eletrônica, ou também chamada NF-e, é um documento fiscal que existe apenas em formato digital, ou seja, ele é emitido e gravado eletronicamente e serve para documentar operações de prestação de serviço ou circulação de mercadoria que acontece entre as partes.
Vantagens da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
O principal benefício é, sem dúvida, a extinção do uso de papel. Isso é bom para o meio ambiente e também para as empresas, pois diminui gastos com gráficas e impressões. No entanto, as compras feitas por intermédio de notas fiscais eletrônicas o consumidor receberá uma representação simplificada da NF-e, a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
Neste documento existirá uma chave numérica chamada de “Chave de Acesso” e através dela é possível consultar a nota fiscal eletrônica através da internet e, se necessário, imprimir. Diversas empresas brasileiras, principalmente as lojas online, já trabalham com NFE. Um exemplo é o Submarino. Quando é concretizado um pedido o sistema envia para o email do cliente a chave de acesso para que o mesmo possa consultá-la online através do portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Como consultar uma NF-e (Nota Fiscal eletrônica)
Benefícios da NFE
- Não será necessário guardar notas antigas e papeis;
- Notas Fiscais podem ser consultadas através do site do Ministério da Fazenda a qualquer hora;
- Economia de papel e impressão. (O meio ambiente também agradece);
- Redução de custos com armazenamento de notas fiscais;
- 100% digital e moderno;
- Garantia e segurança de que os impostos e taxas foram repassados;
- Diminuição de sonegação;
- Confiabilidade;
- Incentivo do uso de novas tecnologias pela população;
- Extinção de digitação de notas fiscais e possíveis erros.
Estas são apenas algumas vantagens da utilização da Nota Fiscal Eletrônica – Nfe, tanto para empresas, como para o governo e para a própria população. Para mais informações acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Através do site é possível ter acesso a respostas às dúvidas assim como fazer consultas de NFEs, à legislação, fazer downloads e ter acesso a notícias.